Tipo Importação: instrumentos próprios mantêm vivas as raízes da tradição musical da Índia
Especial

Tipo Importação: instrumentos próprios mantêm vivas as raízes da tradição musical da Índia

País de dimensões continentais (o sétimo maior do mundo em área) e o superpopuloso (já ultrapassou a marca de 1,3 bilhão de habitantes), a Índia é uma unidade política multicultural. Dependendo das influências de cada região, música, danças e culinária têm características próprias — o que se cria próximo à fronteira com o Paquistão é imensamente diverso daquilo feito na fronteira com a China, por exemplo.

Mesmo com as distâncias, porém, os músicos indianos conseguem historicamente manter um intercâmbio interno bem rico, utilizando instrumentos desenvolvidos em outras regiões e cedendo os seus encantos regionais para os colegas de terras distantes.

Venha conhecer os principais instrumentos musicais da Índia, aqueles que mantêm vivas as raízes culturais do país e merecem mais atenção do resto do mundo.

Cítara: Ravi Shankar é um dos mais famosos nomes do instrumento / Foto: Getty Images
Cítara: Ravi Shankar é um dos mais famosos nomes do instrumento / Foto: Getty Images

Cítara

É o instrumento musical indiano mais conhecido mundo afora, graças a George Harrison e sua ligação com Ravi Shankar. Com muitas cordas e corpo de cabaça e madeira, a cítara gera um som agudo que qualquer pessoa associa à Índia imediatamente.

Bansuri

Reza a lenda que este é o instrumento escolhido por Krishna. Trata-se da flauta mais importante da música indiana, usada principalmente na música clássica.

Ghungaroo

Interessantíssimo, este instrumento é feito de dezenas de sinos e amarrado aos tornozelos de dançarinas durante as apresentações. Tem que ter muita habilidade e treinamento para dançar e, ao mesmo tempo, fazer música. As indianas conseguem!

Sarangi

Original do norte da Índia, é um instrumento de arco feito sobre uma peça de madeira com tampo de couro. Guardadas as devidas proporções, pode-se dizer que seja o violino indiano.

Shehnai

É tocado em músicas de celebrações, como casamentos e festas de família, além de acompanhar eventos religiosos em geral.

Tabla

Um tambor de madeira (mais agudo) e um de metal (mais grave), o que gera sons muito interessantes e não tão comuns nos instrumentos de percussão mais populares aqui pelo Ocidente (como o bongô).

Tambura

Instrumento de acompanhamento com quatro cordas que são tocadas de forma contínua, não deixando espaço para silêncios nas músicas indianas.

*Tipo Importação é um especial que, todo mês, vai apresentar o melhor da música de países não tão visados pelos brasileiros. Neste mês apresentaremos ritmos e artistas da Índia.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest