Tipo Importação: os festivais de música da República Tcheca, da eletrônica ao punk
Especial

Tipo Importação: os festivais de música da República Tcheca, da eletrônica ao punk

0

Publicidade

Do rock ao reggae, a produção musical tcheca é bem interessante, mas o que o país sabe fazer mesmo são festivais de música. São tantos e com uma vibe tão boa que, no verão europeu, é possível conhecer boa parte da República Tcheca apenas indo atrás dos eventos — e das boas atrações que eles apresentam, claro.

TIPO IMPORTAÇÃO: Com poucos e bons, reggae tem cena consolidada na República Tcheca

LEIA MAIS: Com um pé no punk e outro no pop, rock tcheco mantém a força no país

Conheça os sete principais festivais tchecos e saiba quando serão suas próximas edições. Quem sabe alguns deles entram na programação das suas próximas férias?

Let It Roll Open Air

O maior festival de música da República Tcheca é focado em drum’n’bass. São mais de 300 artistas por ano, distribuídos em nove palcos ao longo de 3 dias. É possível curtir apenas um dia de shows ou acampar no extenso gramado do Milovice Airfield, que tem até parque de diversões. 

Em 2019, o Let It Roll Open Air rolará de 1º a 3 de agosto e levará ao palco principal Chase & Status, Andy C, High Contrast, Noisia e Pendulum. Os ingressos do primeiro lote esgotaram-se em um fim de semana e já não há mais vagas nas tendas “premium” do acampamento.

Apokalypsa

O Let It Roll pode até ser o maior, mas o Apokalypsa é o mais tradicional festival de música da República Tcheca, queridinho do público e praticamente uma instituição nacional. Rumo à 45ª edição – são duas por ano –, recebe artistas de tecno a reggae, passando por rock, hardcore, punk e o que mais estiver em alta no país.

A data da próxima edição ainda não foi anunciada, mas todos os anos a etapa de verão do festival é em julho.

Let It Roll On Tour

É o festival itinerante da franquia Let It Roll. A cada ano, a edição tcheca ocupa uma cidade diferente e os line-ups se repetem em algum outro país – em 2018 foi na Eslováquia, em 2019 ainda não está definido qual será.

A próxima edição será nos dias 13 e 14 de abril em Ostrava, a terceira maior cidade da República Tcheca. Entre as atrações estão Hybrid Minds, René Lavice, Teddy Killerz e Gydra.

Let It Roll Winter

Achou que dois festivais de drum’n’bass já seriam suficientes para os tchecos? Eles próprios não acharam, não! Por isso foi criado o Let It Roll Winter, uma edição compacta de inverno realizada em um parque de exposições fechado e devidamente aquecido. 

Rola sempre em fevereiro e é muito menor que os festivais-irmãos: são entre 20 e 25 atrações em duas noites de shows, sem acampamento, sem parque de diversões. Os DJs costumam ser os mesmos que tocaram na edição anterior do Let It Roll Open Air.

Rock for People

O que a franquia Let It Roll é para o drum’n’bass o Rock for People é para o rock, o punk e o heavy metal. O festival ocorre sempre em Hradec Králové, uma cidade “universitária” que para um fim de semana para curtir o som de grandes artistas nacionais e internacionais. 

Em 2019 será de 4 a 6 de julho, com Franz Ferdinand como principal nome do festival. Mas terá também Bring Me the Horizon, Flogging Molly, In Flames e Rudimental Live, entre outros. Paralelamente são apresentadas peças de teatro e realizados workshops e rodas de discussão sobre cultura e política.

Hip Hop Kemp

No mesmo local onde rola o Rock for People, é realizado o Hip Hop Kemp, maior festival de música urbana, competições de dança e de esportes de rua do leste europeu. A empresa que organiza os dois eventos é a mesma e se dá pelo menos cinco semanas de intervalo para desmontar uma estrutura e montar a outra – por isso, a edição de 2019 será de 15 a 17 de agosto. Os ingressos já estão à venda, mas as atrações ainda nem foram anunciadas. Isso que é confiança na tradição de um festival.

Imagination

Em dois dias, o festival mais freestyle da República Tcheca leva aos seus palcos artistas de drum’n’bass, hardcore e tudo que houver no meio do caminho. Sério: não há uma delimitação de estilo; vale tudo no Imagination. Não são nomes famosíssimos – em 2019, por exemplo, estarão lá Benny L, Forbidden Society e outras 13 atrações nos dias 14 e 15 de junho –, mas quem flui bem entre estilos musicais se diverte legal. 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais