Tony Iommi, 71 anos, é um dos membros fundadores do Black Sabbath. Quando jovem, ele perdeu a ponta de dois dedos da mão direita em um acidente de trabalho. Isso quase lhe custou a carreira musical, como contou em uma recente entrevista para o canal do YouTube "TV Kaaos" (veja o vídeo completo abaixo). "Fui a diversos médicos que me disseram para desistir. Que precisava aceitar minha nova condição", contou o guitarrista, que é canhoto.
LEIA MAIS: Ozzy Osborne quebra jejum de mais de 30 anos e volta ao top 10 da Billboard com ajuda de Post Malone
Ele, no entanto, persistiu com seu sonho e começou a pensar em ideias para resolver seu problema. "Desenvolvi uma espécie de prótese para meus dedos feitas de garrafas plásticas e couro", disse Tony. O músico também teve de resolver a questão com as cordas de seu instrumento. Para isso, ele começou a usar cordas de banjo e cordas feitas de bronze.
"Eram cordas leves, e por isso demorei um bocado para pegar o jeito", avaliou ele. "Com o passar dos anos, comecei a me aproximar de fabricantes de guitarras e falei sobre a possibilidade de criar cordas mais leves.". Muitas empresas ignoraram o pedido de Tony, mas uma no País de Gales acreditou na sua ideia.
Com a fama e o dinheiro, Tony foi capaz de comprar uma fabricante de instrumentos para si. Ele usava guitarras de 24 trastes feitas pela sua empresa. E, assim não teve mais que lidar com o problema dos dedos.
Por estar em uma das bandas pioneiras do heavy metal, ele também foi um dos caras responsáveis por levantar a tendência de amplificadores com distorção. "Ninguém queria dar uma chance para a mudança na época. Até que uma empresa de Birmingham acreditou na gente. E eu uso os produtos deles até hoje", declarou Tony.
Inspiração
Dançarina de Beyoncé, Ferly Prado conta como Tina Turner a ajudou a sair de um casamento abusivo
Entretenimento
Little Richard: as 20 músicas essenciais do ídolo inspirador de Paul McCartney, Sam Cooke e outros gênios
Entretenimento
Little Richard, prestes a fazer 87 anos, debilitado por cirurgia no quadril, canta para Tom Jones ao telefone
Inspiração
Joe Henry, o cunhado supertalentoso de Madonna, supera câncer e lança canções que buscam 'humanidade' na música
Inspiração
Amadou e Mariam, o casal de cegos mais amado do planeta pop, têm o segredo para resistir e manter a doçura em tempos conturbados
Inspiração
Massive Attack lança projeto para reduzir a pegada de carbono da indústria fonográfica