Trilhas sonoras de videogames ajudam na hora de trabalhar e estudar
Tecnologia

Trilhas sonoras de videogames ajudam na hora de trabalhar e estudar

Não, você não leu o título errado. De acordo com alguns estudos que relacionam música e concentração, determinadas músicas extraídas de trilhas sonoras de jogos podem ajudar a melhorar o foco e a concentração na hora de executar tarefas diárias no trabalho e nos estudos. Se você é um habitual jogador de videogame, responda: nunca se perguntou por que músicas de fundo em jogos não atrapalham a sua concentração durante uma partida?

Ok, você pode até nunca ter parado para pensar nisso, mas músicas de jogos foram feitas justamente para instigar seus sentidos e apurar sua concentração. É papel da trilha sonora manter o jogador engajado na partida sem se distrair daquilo. Em jogos, de maneira geral, é função da música de fundo guiar o jogador por seus objetivos.

Há algumas razões que podemos enumerar para te convencer de que a pseudo bossa nova de "The Sims", por exemplo, é melhor do que o hit do seu cantor favorito na hora de preencher um relatório importante. A primeira delas é que músicas de jogos, em geral, são apenas instrumentais. Um estudo publicado em 2012 mostra exatamente isso: músicas com letras tendem a distrair as pessoas e as fazem perder o foco.

Outro ponto a se destacar das trilhas sonoras de jogos é que mesmo que elas se repitam o tempo inteiro, você não irá se cansar, seja você o Mário à procura da princesa Peach ou o Link em busca de Zelda. Quando o compositor cria a trilha sonora do jogo, já o faz com isso em mente.

Se o seu trabalho exige de você uma constante entrega de ideias, uma outra pesquisa descobriu que um ruído moderado reproduzido em seus ouvidos pode melhorar performances criativas. Esse tipo de música é tão eficaz que já existem playlists online compostas por músicas de videogames que funcionam maravilhosamente bem na hora de estudar, trabalhar ou apenas se concentrar em alguma tarefa. De "Zelda" a "Super Smash Bros". Mas é bom atentar para o ritmo das trilhas que você escolher. Músicas agitadas demais podem atrapalhar o seu rendimento.

Para te ajudar, montamos uma playlist com algumas sugestões. Veja se funciona para você, e bom jogo! Quer dizer, trabalho.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest