Tubarões são alguns dos predadores mais perigosos do reino animal e, ao que parece, são verdadeiros fãs de death metal, um subgênero derivado do heavy metal. Segundo o documentário do Discovery Channel "Bride Of Jaws", esse tipo de música atrai esses animais por simularem sons de peixes em apuros. Oi?
"Os tubarões 'ouvem' captando vibrações de receptores em seus corpos, o que significa que eles podem ser atraídos pelas vibrações de baixa frequência da música pesada, que aparentemente soam como peixes passando dificuldades", explica o narrador do programa.
A equipe do documentário descobriu isso quando estava à procura de um enorme exemplar de tubarão branco, apelidado de "Joan of Shark" (um trocadilho com "Joana D'Arc" e "shark", pescou?). Na intenção de registrar o bicho, com 1,6 tonelada, a produção submergiu uma caixa de som em alto-mar para ver se ele reagiria. Joan fez que não foi com ela, mas outros dois tubarões, um com 3,6 metros, deram o ar de sua graça, atraídos pelo som do death metal.
Essa é uma tática aparentemente estranha, mas é bem conhecida pelos caçadores de tubarões. Matt Waller, guia turístico australiano, descobriu que canções do AC/DC também faziam com que os tubarões mudassem seu comportamento. Ao tocar as faixas do grupo debaixo d'água, os tubarões nadaram até o barco, roçando a cabeça contra a gaiola de mergulho, que estava submersa.
Usar música em vez de iscas tradicionais — feitas de partes de peixe, ossos e sangue — é mais ecológico e impacta menos no comportamento natural dos tubarões, que não vão se aproximar da costa e ameaçar humanos atrás de mais iscas.
As informações são do "Boing Boing".
Entretenimento
Melhores relançamentos do ano pela NPR incluem Aretha, Elvis e... a brasileira Ana Mazotti
Entretenimento
Projeto de arte junta dois Fabrizio Moretti: o brasileiro dos Strokes e um colecionador italiano
Inspiração
Dez canções rebeldes que agitaram as ruas no Chile, em Hong Kong e em outros pontos do globo em 2019
Entretenimento
Chorão: contradições e trajetória trágica marcam documentário que levou seis anos para ser finalizado
Entretenimento
'Clássicos do Reggae': uma playlist para prestigiar grandes faixas do ritmo jamaicano
Entretenimento
Gilberto Gil comenta suas canções mais importantes em documentário memorial