Veja projetos raros de Lou Reed, Devo e Talking Heads para CD-Rom
Tecnologia

Veja projetos raros de Lou Reed, Devo e Talking Heads para CD-Rom

Quando o compact disc, ou apenas CD, foi lançado nas lojas, em 1982, a engenhoca prometia “o som perfeito que dura eternamente”. Mas a inovação é algo que caminha continuamente a largos passos. Portanto, logo os CDs não seriam mais novidade. Atentas aos hábitos de consumo, as gravadoras pensaram: “E se o público quiser mais, por exemplo, algo para eles olharem?”. Assim, as desenvolvedoras do formato, a Sony e a Philips, correram para lançar o CD+G, popularmente conhecido como CD-ROM, que roda música e informações gráficas, como vídeos.

Alguns dos artistas mais inovadores do século passado, Lou Reed, Devo e Talking Heads trataram de trabalhar em cima da novidade. Foi assim que surgiu o disco gráfico — que misturava gráficos de computador, toscos para os dias de hoje, com músicas. E foram lançados versões dos clássicos “New York”, de Lou, “Naked”, do Talking Heads, e do single “Disco Dancer”, do Devo, descobertos há poucos anos, e pouquíssimo visitados pelos fãs.

O projeto de Lou Reed combina músicas e fotografias digitalizadas da cidade que batizou o título do álbum. No caso dos Talking Heads, “Naked” fornece informações musicais, como as mudanças de acordes e instrumentos tocando em cada estrofe da letra. O single do Devo, “Disco Dancer”, conta a história sobre a origem da banda. Todos estes trabalhos estão disponíveis no canal do YouTube do CD+G Museum.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest