Já é possível criar discos de vinil a partir de materiais plásticos encontrados nos oceanos. Duvida? O cantor inglês Nick Mulvey, de 35 anos, se reuniu com um time de empresários, da cervejaria Sharp's Brewery, da desenvolvedora Tangible Formants, e com o artista Keynvor — cujo nome significa "oceano" em córnico, idioma falado na Cornualha, no sul da Inglaterra — para criar o primeiro exemplar do LP 100% sustentável no mundo.
O vinil do single "In the Anthropocene", de 10mm, foi feito com plásticos descartados no mar da Cornualha. As vendas do single, tanto na versão física, quanto digital, terão lucro revertido para a organização não-governamental Surfers Against Sewage, que trabalha para salvar a costa britânica da poluição. Legal, né?
Em um comunicado à imprensa local, Nick Mulvey falou de sua conexão com a natureza e o meio ambiente. "Sempre amei estar na natureza da costa da Cornualha e algo dentro de mim é profundamente alimentado quando estou lá", disse ele, apontando para o caráter consciente da letra. "Estamos vivendo tempos de cria global. Precisamos repensar o mundo e a nós mesmos urgentemente."
Por isso, cada vez mais artistas estão engajados nas pautas ambientais e sustentáveis. Alguns, como Paul McCartney, se preocupam com o sofrimento dos animais não-humanos, pedindo o fim dos testes nestes bichos, assim como o encerramento do consumo massivo dos mesmos. Outra galera, como a cantora Kate Nash, está mais preocupada em falar sobre o lixo que produzimos. Ela até compôs uma música sobre isso, "Trash".
Inspiração
Pocah, MC Zaac e Aretuza Lovi se juntam em álbum para ajudar estudantes no Enem
Entretenimento
Discurso da ativista Greta Thunberg na ONU é transformado em faixa de death metal — e vai sair como single!
Rock in Rio 2019
Fuerza Bruta: o que esperar do espetáculo de música, luzes e acrobacias no Rock in Rio 2019
Entretenimento
Gladys Knight, 75 anos, cruza os EUA inspirando plateias como arquivo vivo do melhor da black music
Criatividade
Factory, selo de Joy Division e New Order, é tema de exposição em Londres, e seu fundador Peter Saville cria troféu de indústria pornô
Criatividade
Arqueólogo é gravado tocando instrumento pré-histórico feito de rochas, e viraliza