Você reparou que não teve festival de Glastonbury em 2018?
Entretenimento

Você reparou que não teve festival de Glastonbury em 2018?

O Festival de Glastonbury existe desde 1970 e é o maior do Reino Unido (e um dos maiores do mundo), já tendo sediado shows de artistas renomados como Velvet Underground, Oasis, Amy Winehouse, Arctic Monkeys e Adele. Ele acontece quase anualmente numa propriedade chamada Worthy Farm na cidade de Pilton, no interior da Inglaterra. “Quase anualmente” significa que, de tempos em tempos, o festival não acontece — mas por motivos muito justos.

O Glastonbury é conhecido pelo clima de hospitalidade e recebe aproximadamente 175 mil pessoas por edição, que costumam ficar acampadas para curtir os cinco dias de festival. Como é realizado em ambiente rural e com um número tão grande de pessoas, o evento exige muito das terras, da população e dos organizadores. Por isso — geralmente de cinco em cinco anos, mas isso costuma variar —, há o chamado “ano de descanso”, em que as terras não são semeadas e ficam em repouso para o bem do ecossistema local.

O festival junta 175 mil pessoas por edição / Getty Images / Matt Cardy
O festival junta 175 mil pessoas por edição / Getty Images / Matt Cardy

Esse festival também é conhecido por ter sido fundado sob as crenças da contracultura, do amor e da paz — assim como o histórico Festival de Woodstock, nos Estados Unidos — e por sediar outras atrações como dança, comédia, teatro e circo. Na última edição que não aconteceu, em 2012, o jornal britânico “The Guardian” brincou com a situação e transmitiu a cobertura dos cinco supostos dias de festival pela internet com uma câmera que filmava o campo vazio durante todo o tempo.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest