Você sabe o que é Ecstatic Dance?
Inspiração

Você sabe o que é Ecstatic Dance?

Uma festa sem álcool, sem comida, sem conversas e sem preconceitos. Um lugar para dançar como quiser sem se preocupar com julgamentos. Essa é a ideia básica por trás da Ecstatic Dance ou Êxtase Dança, uma reunião de pessoas que querem apenas se movimentar na cadência de músicas e colocar para fora suas emoções, como bem entender.

O encontro começa com uma espécie de aquecimento. As músicas são tocadas por um DJ que gerencia as batidas para provocar um ápice de agitação e finalizar com momentos de relaxamento. O conceito artístico terapêutico não está diretamente associado à espiritualidade, mas os relatos de participantes ao fim dos encontros levam a crer que o momento de libertação corporal funciona para sair da “festa” se sentindo mais leve.

O Reverb foi a um encontro para ver de perto como funciona a Êxtase Dança, que nasceu na década de 1970, no desenrolar da revolução sexual, em que a sociedade americana, principalmente, começou a perceber como os padrões e a própria cultura enrijeciam os limites do corpo. O movimento se fortaleceu principalmente no estado da Califórnia, antes de se espalhar pelo país e começar a se propagar para o resto do mundo.


Créditos: A edição é de Bruno Vianna; reportagem, Verônica Raner; e roteiro, Raissa Versino.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest